Águas Florais - Hidrolatos
Águas Florais (Hidrolatos)
As águas florais (hidrolatos) são extraídas das flores? Sim e não, depende.
Inclusive o que facilita muito pra gente entender o que são, é compreender como são feitos os óleos essenciais.
Quando os óleos essenciais são extraídos das plantas pelo processo de destilação a vapor, dois produtos resultam deste processo:
- os óleos essenciais, que são super concentrados (1 gota equivale à 20 copos de chá da planta)
- e as águas florais (que contém 0,002% de concentração do óleo de que foram extraídas). Que podemos considerar mais dissolvida que os óleos.
Parece pouco né?! Mas não é, a água floral é uma opção muito eficaz e traz excelentes resultados para os cuidados com a beleza e a saúde.
De onde vem as águas florais?
Então, os hidrolatos podem ser extraídos de flores, folhas, raízes, cascas de árvores… Vai depender de como cada óleo essencial é extraído da planta.
Agora o que faz eles serem tão incríveis e versáteis de usar, é que carregam os nutrientes e propriedades medicinais das plantas.
Nesse sentido, a gente pode borrifar o hidrolato diretamente na pele ou nos cabelos. Adicionar em máscaras de argila ou máscaras capilares, sem precisar diluir.
Benefícios dos hidrolatos a uma borrifada de distância!
Igualmente poderosas, as águas florais também são conhecidas como hidrolatos ou hidrossois. Traz para os momentos de cuidados com a beleza e saúde, poder e praticidade.
- o poder vem dos efeitos terapêuticos que elas carregam das plantas;
- e a praticidade vem de estarem prontinhas para usar, basta somente borrifar!
Dica: as águas florais são excelentes pra gente usar como demaquilante natural não oleoso, perfumado e com propriedades terapêuticas.
A água floral é um excelente tônico facial.
Para dar um exemplo e ficar mais fácil de entender, podemos pensar que estamos no inverno e, nossa pele está muito ressecada.
Talvez aplicar o creme hidratante facial de manhã e à noite, pode não ser o suficiente nesse caso.
Águas florais, tônicos faciais para cuidar da pele
Sob o mesmo ponto de vista, pode usar a água floral de Patchouli como um tônico facial revitalizante.
A gente só precisa borrifar 2 ou 3x ao dia, para garantir uma hidratação mais duradoura e reduzir essa sensação de secura.
E o melhor é que não precisamos parar o que está fazendo, em 5 segundos já terminou!
Outro exemplo, para ficar mais abrangente: Quando a gente está sofrendo com acnes e a pele do rosto está oleosa, sabe?
De manhã temos os nossos rituais de cuidados. Mas ao sair de casa ficamos sujeitas à ação do clima e da poluição. E isso se reflete diretamente em nossa pele.
Ter uma água floral de Tea tree (Melaleuca) na bolsa, que atua como um adstringente facial. E poder borrifar no rosto sempre que sentir que está ficando mais oleoso, é prático e fácil!
Dessa forma, a gente também aproveita a sensação de frescor e da limpeza que seus ativos carregam, à uma borrifada de distância!
Citamos exemplos básicos, mas os hidrolatos tem diversos usos.
Os hidrolatos tem ótimos preços, pode comparar!
Quando a gente compra óleos essenciais, fica bem evidente que determinado óleo tem o preço bem mais alto que o outro, já reparou? Com as águas florais é diferente!
Outro benefício que os hidrolatos possuem é o seu custo.
Em geral os óleos essenciais variam bastante de preço. Isso não acontece com as águas florais, a gente encontra uma água floral de Baleeira com o mesmo preço da água floral de Citronela.
Interessante, não?!
Como escolher a água floral?
Primeiramente, o que fazer para saber qual é a água floral mais indicada para o que a gente precisa no momento?
É simples, basta seguir os mesmos critérios que usa para escolher os óleos essenciais! Pesquisando suas propriedades terapêuticas e avaliando a necessidade individual.
Finalmente a gente pode levar esses momentos de cuidados onde estiver e quando quiser. Desejamos um momento de autocuidado tranquilo e seguro!